Palestra com Fonoaudióloga!!

O louvor da juventude marcou uma palestra com a fonaudióloga Marriet Pires da S.Barbosa. Ela é especialista da voz no que se refere a estética, reabilitação e preparação vocal. Trabalha com atores e cantores, muito deles já presentes no meio cristão.



Ela disponibilizou seu tempo para ministração da Palestra na qual abordará os seguintes tópicos:



Produção Vocal ( como a voz é produzida)



Problemas Vocais ( a maioria decorrentes do mal uso)



Este evento acontecerá na Semana Mundial da Voz e um dia após o Dia Mundial da Voz:Dia 1 de maio (sábado) às 15:30 hs.



Vamos prestigiar porque com certeza teremos informações importantes. E é gratuito!



Somos Nós

Somos Nós
Louvando ao REI JESUS

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sobre a comunicação

Nos dias atuais é extremamente importante falar-se sobre comunicação, pois através da bíblia vemos que o próprio Deus vê o assunto de forma importante e nos dá grandes ensinamentos a respeito do tema.
No livro de Habacuque 2.2, após Deus dar uma mensagem importante para o povo através do profeta ele ordena que ela seja colocada em tábuas grandes, de forma que até aquele que passe correndo não deixe de ler. É a primeira aparição de out-door na bíblia.
No capítulo 2. 16 de Genesis vemos Deus dar uma ordem à Adão de que ele poderia comer de qualquer fruto que existia no jardim, exceto aquele da árvore do conhecimento do bem e do mal. Quando o diabo, através da serpente, indaga Eva quanto ao fruto, esta responde que poderia comer de todos que existiam no jardim, exceto aquele da árvore que estava no meio do jardim. Quanto a esta árvore não poderia nem comer, nem tocar. NÃO FOI BEM ISTO QUE DEUS HAVIA DITO PARA ADÃO.
Entendo que houve uma falha na comunicação de Adão para Eva no emitir da mensagem de Deus para ela. Talvez Adão não tenha dado a devida ênfase na ordem de Deus do jeito que deveria ser dado. Saber dosar a intensidade da mensagem é algo importante na comunicação.
O emissor é o principal agente da comunicação. Ele é responsável por fazer entender a mensagem. Cabe a ele adaptar-se, de maneira a fazer o receptor entender o que está sendo dito. Se ele vai falar a um público que só entende o inglês (ou outra língua qualquer), cabe a ele aprender a língua ou contratar um tradutor para se fazer entender. Se vai falar com um público que é deficiente auditivo, cabe a ele aprender a linguagem de sinais ou escrever suas mensagens de maneira a se fazer entender. É dele a responsabilidade de descer o nível em caso de falar com um público que esteja abaixo do seu e aumentar o nível em caso do público ser mais rebuscado ou culto que ele. O próprio Jesus nos deu ensino disto. Ao falar com Nicodemos, homem sábio, um dos principais da sinagoga, Ele usa uma palavra que apesar de dura tem um aspecto filosófico forte, que chamou a atenção daquele homem, abrindo assim um canal de comunicação para ambos: “Necessário vos é nascer de novo”. No entanto, ao falar com a mulher adúltera Ele vê a condição dela e lhe dá uma palavra simples e fácil de entender. No final temos um resultado maravilhoso: A mulher se convertera e os seus acusadores foram todos embora.
Para nós músicos, que lidamos o tempo todo com comunicação, é extremamente importante nos fazermos entender através da música. Principalmente aqueles cujo instrumento de ministração é a voz, devem procurar terem clareza para falar. E no cantar, as pronúncias devem ser bem definidas, sob pena de, apesar da separação e da unção que temos não conseguirmos passar claramente a mensagem aos ouvintes e assim não obtermos os resultados esperados. Você pode imaginar se numa guerra, um comandante determinar de forma clara ao corneteiro um toque de avançar ou de recuar? O resultado pode ser um lástima se o corneteiro entender a mensagem errada. Um simples toque pode significar a vitória ou a derrota do exército.
Hoje, apesar de vivermos cercados de equipamentos que nos possibilitariam sermos perfeitos em comunicação, vemos exatamente o contrário. Apesar de termos celulares que fazem de tudo, não o utilizamos para fazer aquilo que teria com certeza, a bênção de Deus na nossa vida: ligarmos e conversarmos com um irmão. De que adianta para Deus, termos um computador ultra-moderno, mas que em nenhum momento envia um e-mail de bênção para alguém, jamais envia uma palavra de aconselhamento.
Deus nos perdoe e nos ajude a utilizarmos aquilo que ele tem nos dado para abençoar a vida das pessoas que ele colocou ao nosso redor.
Antes de usar seus equipamentos para todas as outras utilidades que ele pode ter lembre-se de que este mesmo equipamento pode lhe ajudar a ser um canal de Deus para com muitas pessoas, aliás, se ele não servir para isto deixou de fazer a função principal para fazer a secundária. Há no mínimo uma inversão de valores nisto. “...Porque D’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele a glória, eternamente, AMÉM” Rm 11.36
Enviado por David (vocal)

3 comentários:

  1. A comunicação vem atrelada à ação. O que eu digo tem que condizer com o que eu faço, senão a minha mensagem será vazia, né?

    ResponderExcluir
  2. É ISSO AÍ JULIANA. CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRÁU

    ResponderExcluir
  3. Bem, acredito que o problema em si não seja a comunicação e sim o conhecimento da palavra... Afinal, "do que há em abundância no coração, disso fala a boca". (Lc 6:45)

    ResponderExcluir