Palestra com Fonoaudióloga!!

O louvor da juventude marcou uma palestra com a fonaudióloga Marriet Pires da S.Barbosa. Ela é especialista da voz no que se refere a estética, reabilitação e preparação vocal. Trabalha com atores e cantores, muito deles já presentes no meio cristão.



Ela disponibilizou seu tempo para ministração da Palestra na qual abordará os seguintes tópicos:



Produção Vocal ( como a voz é produzida)



Problemas Vocais ( a maioria decorrentes do mal uso)



Este evento acontecerá na Semana Mundial da Voz e um dia após o Dia Mundial da Voz:Dia 1 de maio (sábado) às 15:30 hs.



Vamos prestigiar porque com certeza teremos informações importantes. E é gratuito!



Somos Nós

Somos Nós
Louvando ao REI JESUS

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Vibrato

O vibrato, aquele som percebido na sustentação de uma nota, no prolongamento de uma sílaba, está assentado numa vogal. Por que vogal e não consoante? Porque a vogal é que sempre confere o caráter sonoro da fala e do canto. Quando o ar é bombeado para as pregas vocais elas entram em ondulação e o som nasce. Se o cantor colocar a nota no lugar “certinho” e tiver ar sobrando, o vibrato pode acontecer naturalmente. É o conforto da emissão. O que não quer dizer que para se emitir uma nota, com conforto, precisamos do vibrato.
Alguns têm vibrato natural, flui facilmente, sem o menor esforço, outros forçam o vibrato e fica, auditivamente, mal sonorizado. Não soa bem e não é desejável desta forma.
Como posso realizar um vibrato?Aprendendo e automatizando a respiração correta para o canto e utilizando um apoio muscular necessário à sustentação do som. O vibrato deve ser sempre uma conseqüência e não um objetivo.

*Não confunda vibrato com Trêmolo!

Trêmolo: É a falta de firmeza, irregular e incontrolável na emissão das notas, ou a inabilidade do cantor em manter a nota na altura correta, causadas por tensões intervitentes, fraqueza muscular e tb pela incapacidade de manter um ajuste estável na garganta, durante o canto. Geralmente o tremolo vai mais de meio-tom fora da afinação, e não deve ser confundido com o vibrato, que nunca vai além dos limites do meio-tom.
Vibrato: Uma oscilaÇão periódica e regular da voz, dentro de meio-tom, para cima ou para baixo. O vibrato é inato na voz do cantor, sendo desejável e inevitável para uma boa produção e para a qualidade do som. Em compensação, a falta de controle dele estraga o cantor.
*Texto extraído do livro: "Convite à Ópera", de John Louis DIGAETANI, p. 248.

Até a próxima, pessoal! Monique Clevelares

Um comentário:

  1. ÓTIMO ARTIGO. MONIQUE, COMO SEMPRE, ENRIQUECENDO O BLOG. VAMOS VALORIZAR, PESSOAL!
    UM GRANDE ABRAÇO

    ResponderExcluir